sábado, 1 de outubro de 2016

"Todo político é corrupto". Será?

Andando pelas ruas nessa véspera de eleições tenho me deparado com esse discurso repetidamente: "São todos iguais, nenhum deles presta". Mas será mesmo?

Será que as pessoas estão repetindo esse clichê porque estão acomodadas com a situação e fica mais fácil generalizar do que pesquisar melhor os candidatos e ver se é isso mesmo? Será que não é mais fácil anular o voto ou votar no candidato que algum conhecido indicou ou mesmo algum candidato que ele convive, do que analisar as propostas de governo de cada um cuidadosamente, para escolher
melhor o candidato?

                              Resultado de imagem para eleições
O brasileiro precisa aprender a votar, penso eu. E por que penso isso?

Se a gente se preocupa em escolher bem nossa profissão, a casa onde moramos, a escola para nossos filhos, por que não se preocupar em escolher bem aqueles que irão governar nosso país, nossa cidade? Não adianta pensarmos em fazer as melhores escolhas para nossa vida pessoal, se não nos preocupamos com aqueles que irão decidir o destino do lugar onde a gente vive.

Quando a gente vota, estamos escolhendo ou se recusando a escolher nossos representantes. E se não escolhermos, alguém vai escolher para nós.

Se nós tivéssemos o mesmo entusiasmo durante as eleições como temos com o futebol, o destino do nosso país seria outro.

Ouvir passar a todo momento carros de som de candidatos num volume altíssimo é super chato? Sim, é sim. Mas ao mesmo tempo, quando vejo os apoiadores dos partidos lado a lado divulgando seus candidatos eu penso: Como é linda a festa da democracia. Como é bonito todos de partidos diferentes, concorrentes e com ideias diferentes convivendo pacificamente lado a lado, tendo direito de divulgar suas ideias, na maior paz.
              Resultado de imagem para eleições
Se a gente quer mudança, a gente tem que ser a mudança. Tem que agir diferente para que as coisas mudem. Por isso vou sugerir um caminho diferente para você.

Que tal ao invés de repetir o "mantra": "todo político é corrupto, nenhum deles presta", tentar olhar de uma maneira diferente para a situação?

Que tal ao invés disso, olhar o quanto é positivo termos o poder nas mãos de escolher nossos representantes?
                                    Resultado de imagem para eleições
Que tal ao invés de tentar votar apenas naqueles candidatos que estão na frente nas pesquisas, tentar olhar aqueles que não conseguem ser eleitos, por ser de partidos menores? Partidos como o PSOL e PSTU por exemplo, que apresentam uma proposta diferenciada, não conseguem mostrar suas propostas na prática, porque não recebem muitos votos. Por que não tentar votar em partidos como esses, e quem sabe, recebendo bastante votos, as coisas não comecem a mudar?

Antes de criticar os políticos, temos que nos interessar na política, participar, porque senão tudo ficará como está e culpa será também sua, que não se mexeu para que as coisas mudassem.

                     
E então, o que você fará?

Vai continuar reclamando, ou vai levantar e se mexer para as coisas mudarem? A escolha é sua. E as consequências dela, inevitáveis.
Resultado de imagem para eleições

Nenhum comentário:

Postar um comentário