terça-feira, 22 de março de 2011

Por que colocar filhos no mundo?



Há um tempo atrás postei esse quadrinho que, apesar do humor exagerado,  no meu ponto de vista retrata bem a relação dos pais atuais com seus filhos.

A função dos pais em relação aos filhos sempre foi de cuidar, educar e preparar seus flhos para o futuro e ainda é, certo?
Errado! Vamos pensar direitinho. O que é cuidar?

Eu reparo que na sociedade atual cuidar dos filhos é trocar as fraldas, dar banho, dar comida e outros  cuidados básicos; Além de cuidar da segurança, fixando um horário para voltar pra casa e perguntando com quem vai sair e que meio de transporte irão usar. E só.

Será que esses cuidados são suficientes para garantir a saúde e segurança dos filhos?
Existem tantos outros assuntos a serem abordados considerados tabu, mas que precisam ser discutidos. Dentre eles sexo seguro, uso de drogas e seus efeitos, alimentação saudável, internet e seus riscos, e conhecer bem as companhias que eles escolhem. Não se pode ignorar esses assuntos no mundo atual em que vivemos. Não adianta fechar os olhos e fingir que os filhos NUNCA fariam escolhas erradas, porque na jornada dessa louca vida, podem fazer SIM. E muitas! Não adianta só proibir, a escolha mais eficiente nos dias de hoje é a orientação dos pais.

Outro ponto é a educação. Será que educar é simplesmente colocar o filho na escola? Ou proibir de falar palavrão e dizer para ele não brigar?
Educar um filho não é tão simples. Existem valores fundamentais que precisam ser transmitidos, valores morais básicos para que ele possa desenvolver um relacionamento saudável e respeitável com seus semelhantes. Disso depende as experiências e o aprendizado que os pais tiraram delas. Uma boa educação depende da maturidade moral e espiritual dos pais.

Como preparar filhos para esse mundo complicado, se os pais não tem experiência de vida, ou se não desenvolveram ainda opinião própria?

Qual outro sentido sensato em ter filhos, senão transmitir aquilo que aprendemos a eles, e consequentemente, esperar que possam dar continuidade a nossa história, acrescentando aquilo que eles mesmos aprenderão em suas vidas, e assim, construir um mundo melhor para todos?

Precisamos orientar nossos filhos para que possam estar preparados para enfrentar as dificuldades e obstáculos desse mundo. Ninguém é obrigado a ter filhos. O mundo já está superpopulado e não precisamos de seres inúteis e despreparados vivendo nele. Tenha filhos se você ESTÁ PREPARADO, e se você REALMENTE QUER ter filhos.

Faça a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário