segunda-feira, 28 de março de 2011

Óleo lubrificante e óleo de cozinha, conheça o que cada um causa ao meio ambiente:

>Texto retirado da cartilha de conscientização ambiental da prefeitura de Botucatu (SP).



Você joga o óleo de cozinha na pia? No bueiro? Seu carro está com vazamento de óleo? Quando troca o óleo do carro joga a embalagem no lixo? Se você ou sua família comete esses atos, pare e reflita, pois os resíduos de produtos oleosos quando não tem sua destinação correta, prejudicam e muito o meio ambiente.

Já o óleo de cozinha, que é despejado na pia ou nos vasos sanitários e até mesmo nos bueiros, chega até aos rios, criando uma camada que impede a passagem do oxigênio e da luz, poluindo as águas e eliminando a vida nesse local.

O QUE FAZER?                                       

Óleo lubrificante:                                          

Pode ser refinado mais de uma vez (separar de uma substância as matérias estranhas que lhe alteram a pureza) e continuar com as mesmas propriedades do óleo novo.

Uma das formas de reciclagem tem sido o uso da radiação gama (elevada energia que pode causar danos no núcleo das células, por isso essa radiação é usada para esterilizar equipamentos médicos, alimentos e até reciclar o óleo lubrificante).

O rerrefino é importante para o desenvolvimento sustentável do país, pois desenvolve nobreza ao óleo mineral, que pode ser reutilizado. O óleo básico rerrefinado retorna ao mercado por meio de diversas distribuidoras e formuladoras de óleo lubrificante acabado do país.

Óleo de cozinha:

Pode ser reciclado e se transformar em sabão, sabonete, resina para tintas e até mesmo em biodísel. Para isso, você deve guardar o óleo sujo de cozinha em uma garrafa pet ou em um vidro e dar o destino correto a ele, entregando em cooperativas ou em lugares que fazem a reciclagem.

Dica ecológica:

Evite imprimir desnecessariamente.

Para cada 40kg de papel, uma árvore é cortada.

Plante uma árvore.

Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores em seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS mata atlântica e iniciativa verde.

Regue as plantas a noite.

Ao regar as plantas a noite ou de manhãzinha, você impede que a água se perca na evaporação e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas.

Fonte: Novel, produtora da linha ecobag.

Nenhum comentário:

Postar um comentário